Marcha de Abertura marca a esperança de um novo mundo

DSC_9292

Nem o calor e nem a chuva foram empecilhos para a Marcha de Abertura do Fórum Social Temático 2012 (FST), na tarde desta terça-feira em Porto Alegre. Milhares de participantes oriundos de diversos, países, movimentos sociais e entidades, percorreram o trajeto exaltando a necessidade de novas alternativas para vivência no planeta em um momento de plena crise do capitalismo.

O Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul esteve presente com militantes de variadas setoriais, além de contar com o prestigio de diversas lideranças. O presidente do PT RS, Raul Pont, enfatizou a importância dos debates que ocorreram no Fórum como aliados para aplicação de ações nos governos petistas. “Quando fizemos o primeiro Fórum Social Mundial em 2000, apenas a Venezuela era um governo popular na América do Sul, hoje há uma dezena. O Fórum ajudou muito nessa transformação”, destacou.

“O modelo do capitalismo tem exemplo claro com a crise nos países desenvolvidos que não é uma alternativa para o mundo. O Fórum Social Temático será fundamental para apresentar soluções para este sistema, além de representar a esperança aos movimentos sociais e aos partidos de esquerda”, afirmou a deputada estadual Ana Affonso.

O deputado estadual, Luis Launmerman (PT), exaltou sua alegria de prestigiar o FST pela participação nos debates de alternativas ao capitalismo, de construção de valores humanitários onde cada sujeito seja protagonista de sua história. Já o deputado federal Dionilso Marcon (PT) salientou que o Fórum Social tem uma função reforçar as convicções do Partido além de resgatar movimentos históricos do PT como o tema ambiental.

Veja a programação do Fórum Social Temático 2012 no link: http://www.fstematico2012.org.br