Nota do PT/RS

A Executiva estadual do PT divulgou nota na tarde desta segunda-feira (19) manifestando total apoio ao projeto de reajuste do salário dos professores gaúchos encaminhado pelo pelo governo do Estado à Assembleia Legislativa. A Executiva salienta que as medidas adotadas pelo atual governo superam tudo o que foi feito nos governos que o antecederam e assegura que a bancada e base aliada votarão favoravelmente ao projeto que concede reajuste de 23,5% este ano, sem ameaçar o Plano de Carreira do Magistério. Além disso, orienta seus filiados que atuam no meio sindical dos professores a apoiarem a iniciativa governamental.
Confira o texto da nota na íntegra:

 

NOTA DOPARTIDO DOS TRABALHADORES

A Comissão Executiva Estadual do PT/RS, em sua reunião ordinária nesta segunda-feira (19/3), analisou o momento político e a relação do nosso governo estadual com o movimento sindical, em especial, com o sindicato dos professores.

Nesse sentido, o PT/RS defende as políticas e as propostas do governo Tarso Genro para o magistério e a escola pública gaúcha.

Nossa bancada, junto com os demais aliados, votará o projeto de lei que garante, ainda este ano, um reajuste de 23,5% e aponta para 2013 e 2014 mais 28,98%, em um crescimento, de ganho real, na ordem de 50% no período.

Isso é incomparável com o período Rigotto, quando os reajustes ficaram abaixo da inflação, e no período Yeda, quando os reajustes concedidos ficaram em apenas 1% acima da inflação.
O projeto atual, além de crescimento, garante integralmente o Plano de Carreira, diferente do que vem ocorrendo em outros Estados com enorme prejuízo para o magistério.
O governo já atendeu quase toda a pauta de reivindicações do Sindicato, além de estar aumentando sensivelmente os recursos para a Educação neste Orçamento de 2012.

O PT, por essas razões, orienta seus filiados que atuam no meio sindical dos professores para que apoiem a iniciativa governamental por estar sintonizada com a bancada na Assembleia Legislativa e com o Partido, em sua defesa dos compromissos assumidos em campanha pelo governador e pela história de lutas sindicais de nosso Partido.

É uma proposta que recupera perdas, o maior reajuste concedido aos servidores estaduais e a forma concreta e realista de alcançar o piso nacional do magistério.

Raul Pont
Presidente estadual do PT/RS