Nota do Partido dos Trabalhadores do RS

Manifestação de Solidariedade

A Comissão Executiva Estadual do PT/RS vem a público reafirmar sua solidariedade às famílias e amigos(as) das vítimas da tragédia ocorrida em Santa Maria. Da mesma forma, manifestamos total apoio às investigações em curso e ao rigor na apuração de responsabilidades. A punição de todos os culpados é a única resposta aceitável neste momento para que se faça justiça.

O papel que cabe à Polícia Civil, ao Ministério Público e à imprensa nesse período é de grande responsabilidade, para que os verdadeiros responsáveis sejam punidos e para que nenhum inocente seja colocado no banco dos réus seja por especulação, por manipulação ou por disputas políticas.

Neste sentido, a direção estadual do PT/RS se solidariza com o deputado federal Paulo Pimenta, vítima de calúnia nas redes sociais nestes dias após tragédia. É inaceitável que pessoas se utilizem do sofrimento e da dor das famílias para atingir um parlamentar que é da cidade, e que tem uma trajetória conhecida da população. Tal prática, além de ser crime – cujos responsáveis responderão por ele – desrespeita a memória das vítimas.

O deputado federal do Paulo Pimenta divulgou nota respondendo as falsas alegações.
Leia abaixo

“Companheiros e companheiras,

Desde a última segunda-feira (28 de janeiro), sou vítima de ação difamatória, caluniosa e criminosa na internet, com falsas alegações de que eu seria o dono da Boate Kiss, em Santa Maria. Reafirmo que não sou proprietário, não conheço nenhum dos donos desta boate, e jamais frequentei ou estive no local onde ocorreu a tragédia.

As informações preliminares que chegaram até nós são de que essa mentira surgiu inicialmente na comunidade do Grupo Revoltados Online no Facebook. O Grupo Revoltados Online é conhecido como um dos principais grupos de extrema-direita em atividade na internet brasileira.

Sob o argumento de “limpeza ética na política”, seus fundadores, na verdade, são pessoas ligadas a grupos anti-PT, e fazem de tudo para atingir a imagem de qualquer representante do Partido dos Trabalhadores, em especial do ex-Presidente Lula e da Presidenta Dilma Rousseff.

A guerra virtual em 2014 será violenta, e por isso precisamos, desde agora, estar preparados para combater todos os ataques dirigidos ao nosso partido. Assim como Lula, o governo Dilma bate, a cada pesquisa, recorde de aprovação. Entretanto, quanto mais cresce a expectativa da reeleição e da continuidade do projeto do Partido dos Trabalhadores para o povo brasileiro, mas mentiras são inventadas e espalhadas na internet.

Por isso, conto com a colaboração de todos os companheiros e companheiras para nos ajudar a identificar na internet as pessoas que estão espalhando e reproduzindo esses boatos, pois já demos início às medidas judiciais cabíveis.

É lamentável que, em um momento de dor e comoção nacional, haja espaço para que se use a tragédia como forma de tentativa de calúnias.

Abaixo, esclareço quais medidas estão sendo tomadas:

1º) Encaminhei, na terça-feira (29 de janeiro), Queixa-Crime à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Santa Maria, solicitando abertura de inquérito para investigar e identificar autores e a origem das calúnias criminosas com conteúdo falso, que circulam na internet, responsabilizando criminalmente os autores;

2º) Alerto sobre o perigo da propagação desse material criminoso e de conteúdo falso já que esta matéria é objeto de representação criminal junto ao Ministério Público e Polícia Civil;

3º) Não hesitarei em responsabilizar criminalmente quem reproduzir o conteúdo falso desse material. Ao tomar conhecimento da publicação, reprodução e propagação deste conteúdo falso, comunique-nos para que possamos tomar as medidas cabíveis.

4º) Todo material coletado está sendo remetido também à Polícia Federal

A confiança dos companheiros e companheiras do PT gaúcho têm em minha honestidade, no meu trabalho comprovado em favor do RS e dos diversos setores da sociedade brasileira, garante-me tranquilidade necessária para continuar servindo a nossa população.

Por fim, manifesto profundo pesar, solidariedade e respeito aos que foram atingidos pela tragédia em Santa Maria.”

Deputado Federal Paulo Pimenta