8 de Março: Marcha das Mulheres toma o centro da capital

Marcha das Mulheres 8 de março

Dia Internacional das Mulheres

Diversos movimentos sociais ligados ao Fórum Estadual das Mulheres promoveram, no 8 de março, Dia Internacional da Mulher, marcha pelo centro de Porto Alegre. A caminhada saiu do Largo Glênio, percorreu o centro da capital, com chegada  na praça da Matriz. Mais de mil mulheres marcaram o trajeto com faixas, cartazes, palavras de ordem, batucada e discursos em defesa da PARIDADE DE GÊNERO NA REFORMA POLÍTICA; CONTRA A VIOLÊNCIA; PELA  REFORMA AGRÁRIA; PELA DISCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO, CONTRA A HOMOFOGIA; entre outros temas.

A marcha Mulheres em Luta contra o Capitalismo e o Patriarcado – Por Autonomia, Igualdade, Liberdade e pelo fim da violência, foi organizada em alas temáticas, cada uma relacionada a um movimento, a Secretaria de Mulheres do PT forma a ala da Reforma Política.

Entre os temas estiveram representados, a ala por um mundo sem violência; por soberania alimentar e energética (Reforma Agrária, Licença maternidade de 6 meses, contra a violência no campo e na floresta, contra os Agrotóxicos); por um mundo livre do capitalismo (por autonomia econômica, igualdade salarial no trabalho, creche, licença de 6 meses e estabilidade, contra a violência no trabalho e na família); por reforma política com igualdade para as mulheres e contra qualquer ataque aos direitos das trabalhadoras – nenhum direito a menos.