Juventude do PT emite nota de apoio a mobilização dos jovens em todo país

Juventude do pt (480x360) (2)

Porto Alegre, 17 de junho de 2013.

A Juventude do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul presta solidariedade aos jovens estudantes e trabalhadores/as que, exercendo sua cidadania, saíram às ruas na última semana em protesto contra os aumentos abusivos das tarifas de transporte público praticados em várias capitais brasileiras. Porto Alegre, mais uma vez, se coloca como protagonista das grandes mobilizações sociais.

Mais do que o valor da passagem, está em jogo a luta por uma cidade plural, diversa e radicalmente democrática. A privatização dos espaços públicos, as sucessivas investidas do capital imobiliário e o caos na mobilidade urbana de Porto Alegre transformaram nossa população em vítima dos interesses do poder econômico. A mobilização que ocorre nada mais é do que a defesa de direitos básicos, constantemente sob ataque daqueles acostumados a saquear a população.

Boa parte da grande mídia, empenhada na defesa dos exploradores do povo, transforma cidadãos em vândalos, jovens em arruaceiros e a cidadania em apenas mais um elemento de retórica. A JPT/RS repudia a manipulação exercida pelo monopólio dos meios de comunicação e seu discurso de ódio, incitando a repressão como aconteceu em Porto Alegre e São Paulo.

Nós, da JPT/RS, defendemos o direito à livre expressão como aspecto básico e elementar para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática. A privatização do que é público e a inexistência de espaços de democracia participativa, são os mais evidentes ataques à cidadania plena. A defesa da cidade passa necessariamente pela luta por mais democracia.

Todo apoio aos jovens que se mobilizam pelo país contra as extorsivas tarifas do transporte público dos municípios brasileiros!

Todo apoio aos que se mobilizam contra um modelo de desenvolvimento urbano insustentável que transforma nossas cidades em instâncias privadas!

Pela defesa do público em nossas cidades como espaço legítimo da construção da cidadania!

É da luta que brota a esperança!

Executiva Estadual JPT/RS