Economia: PIB do RS tem crescimento recorde de 15% no trimestre

A Fundação de Economia e Estatística do estado anunciou, nesta quarta-feira (11), o crescimento de 15% do PIB do Rio Grande do Sul no segundo trimestre de 2013, em relação ao mesmo período do ano passado. Acompanharam a exposição de dados os secretários do Planejamento e da Agricultura, João Motta e Luiz Fernando Mainardi, e o presidente da Comissão de Economia da Assembleia, deputado Daniel Bordignon. A indústria, que vinha em queda há três trimestes, cresceu 4,6%. A agropecuária beneficiou-se de uma supersafra de soja e cresceu 60,1%.

Bordignon destacou que “o Rio Grande cresce, conforme previsto, mais que o país. Os setores produtivos têm aproveitado as circunstâncias e investido muito para o crescimento sustentável de todas as áreas. Foram desmentidos os pessimistas de sempre, aqueles que, contra as evidências, diziam que o Rio Grande estaria acabado. Esses, terão que se penitenciar de tudo o que escreveram e disseram contra o estado”.

Nos primeiros seis meses do ano, o PIB teve uma expansão de 8,9%, em relação ao primeiro semestre de 2012. Com o trimestral de 111,7%, a agropecuária impulsionou os dados positivos.

O governador Tarso Genro, que cumpre agenda em Brasília, disse que o Estado teve um desempenho semelhante à economia da China. “É um ‘Pibão’ chinês. Um crescimento muito bom. Isto demonstra que a diversidade da economia gaúcha (agronecócio, agricultura familiar, indústria e serviços) é que dá pujança ao Estado”, afirmou. “E vai se confirmar aquilo que eu já tenho dito: este ano, nós vamos crescer mais que o dobro do crescimento do Brasil”.