Governador Tarso Genro dá as boas vindas aos médicos estrangeiros

Cubanos no RS (480x295)

O governador Tarso Genro recebeu, no início da noite desta segunda-feira (2), no Palácio Piratini, os médicos formados no exterior que irão atuar no Rio Grande do Sul integrando o Programa Mais Médicos. O objetivo do ato foi demonstrar o apoio do governo do Estado aos profissionais e repudiar manifestações ostensivas como a ocorrida em Fortaleza, na semana passada. Para familiarizar os médicos com a cultura gaúcha, o evento contou com um cardápio de pratos típicos e a música do missioneiro Pedro Ortaça.

Ao todo, nesta primeira etapa, serão 44 profissionais formados, em grande parte, pela Escola Latino-americana de Medicina, de Cuba. No Rio Grande do Sul, os médicos irão atuar nos seguintes municípios: Viamão, Porto Alegre, Quarai, Uruguaiana, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Torres, São José do Norte, Tramandaí, Parobé, Garibaldi, Itaqui, Novo Hamburgo, Esteio, São Borja, Eldorado do Sul, Pelotas, Lajeado do Bugre, Flores da Cunha e Rio Grande. O médico palestino Tareq Abuiyada discursou em nome dos estrangeiros.

O grupo foi recepcionado em frente ao Palácio Piratini com aplausos de manifestantes que o aguardava desde o final da tarde. Estudantes, ativistas do Movimento Sem Terra, parlamentares demonstraram seu apoio em uma recepção calorosa e emocionante.

 Foto Caco Argemi/ Palácio Piratini