45% dos gaúchos consideram atendimento do SUS bom ou muito bom

Tarso Saúde

“Podemos dizer à comunidade gaúcha que o Governo do Estado, neste momento, já duplicou os recursos destinados à saúde publica no Rio Grande do Sul”, disse o governador Tarso Genro ao iniciar o debate sobre saúde pública, nesta terça-feira (22). A audiência pública digital, que integrou o programa Governo Escuta, foi promovida pelo Gabinete Digital. A condução da audiência foi do secretário-geral de Governo, Vinícius Wu, que durante o debate anunciou o resultado de uma pesquisa da qualidade do Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul, que consultou 1,2 mil pessoas de todas as regiões. Conforme ele, 45% dos usuários consideram o atendimento bom ou muito bom, 35%, regular e 20%, ruim. Sobre o programa federal Mais Médicos, 80% dos gaúchos disseram-se favoráveis ao programa.

Dividida em três blocos, a conversa abordou a saúde no Brasil, o programa Mais Médicos, e a situação da saúde no Rio Grande do Sul. O debate contou com a participação, via webconferência, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e convidados do governo gaúcho e da sociedade civil.

Conforme Tarso, o Estado está refinanciando e viabilizando hospitais filantrópicos que estavam totalmente falidos, ampliando o programa de Saúde da Família com as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em construção, e iniciou um processo de ampliação do número de leitos, embora o número já tenha aumentado significativamente.

“Este é um momento de transparência com a sociedade e, com a parceria estabelecida com o Estado, é possível fazer com que o Samu esteja em todas as regiões do Rio Grande do Sul”, disse Padilha, referindo-se a uma das ações conjuntas entre Estado e União.

Também participaram do debate o secretário de Saúde do Estado, Ciro Simoni, e o médico cardiologista, conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS, Fernando Lucchese, e a representante do Sindicato de Saúde do Rio Grande do Sul, Claudia Santos.

Também foram respondidos os comentários e questionamentos sobre o Hospital Regional de Santa Maria enviados pela ferramenta “De Olho nas Obras”, do Gabinete Digital. A obra foi a mais comentada desde o lançamento da interface de monitoramento colaborativo dos projetos estratégicos do Estado.

Por Daiane Roldão da Silva/ Palácio Piratini

Foto de capa: Tarso Genro (D), ao lado do secretário Ciro Simoni/
Foto: Alina Souza / Especial Palácio Piratini