Pesquisa Vox Populi confirma Dilma se reelege no 1º turno

Dilma02

Mais uma pesquisa de opinião pública vem confirmar o franco favoritismo da presidenta Dilma Rousseff em sua disputa pela reeleição no pleito do ano que vem. Agora é do Vox Populi, encomendada pela Rede Record de Televisão. Divulgado na noite de ontem, o levantamento conclui que a presidenta se reelegeria no 1º turno em todos os cenários submetidos à consulta dos eleitores e contra qualquer um dos quatro possíveis adversários: Marina Silva, Aécio Neves, José Serra e Eduardo Campos.

A pesquisa Vox Populi/TV Record assegura, ainda, que a presidenta vence também em todas as simulações de 2º segundo turno, caso ele venha a ocorrer em outubro do ano que vem. Em uma disputa com o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e com o presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a presidente teria 43% dos votos, contra 20% do tucano e 10% do socialista. Com esse campo, brancos e nulos somaram 18%, e 9% dos entrevistados não souberam responder.

Se o candidato tucano for o sempre presidenciável deles, ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB), e com Eduardo Campos, a presidenta Dilma teria 42% dos votos, Serra, 21%, e Campos, 12%. Aqui, nessa simulação, brancos e nulos somaram 17%, e 8% não souberam responder.

Se Marina Silva for candidata
Em outro cenário, se a candidata da parceria PSB-Rede Sustentabilidade for Marina Silva, a presidenta conquistaria 41% dos votos, contra 23% de Marina e 17% de Aécio Neves. Neste caso, brancos e nulos somam 13%, e 6% dos eleitores não souberam responder.

Por último, indica o Vox Populi, concorrendo com Marina Silva e José Serra, a presidenta Dilma teria 41%, contra 21% da adversária e 19% do tucano. Aí o levantamento registra 13% de brancos e nulos e 6% que não souberam responder.

No 2º turno, presidenta bate qualquer adversário
O levantamento tratou, também, do 2º turno. Nele, disputando com Aécio, a presidenta venceria com 47% dos votos contra 27%; com José Serra, ela também alcançaria 47%, contra 27% do tucano; com Marina Silva, a presidenta conquista 46%, contra 31% da ex-senadora; e com Eduardo Campos, Dilma Rousseff vence com 48%, contra 23% do candidato do PSB.

A pesquisa do Vox Populi também indica que, a menos de um ano das eleições, um em cada cinco eleitores, em média, ainda não escolheu candidato a presidente. O levantamento foi feito de casa em casa, desta vez sem abordagem de eleitores na rua. O Vox Populi ouviu 2.500 pessoas entre os dias 11 e 13 de outubro em 179 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.