Secretaria de Mulheres do PT inaugura sala “Márcia Santana”

ato marcia (480x320)

Na presença de lideranças e dirigentes do PT, a Secretaria de Mulheres do partido inaugurou o espaço “Márcia Santana” na sede Estadual na rua Ramiro Barcelos em Porto Alegre na manhã desta quarta-feira (16/10).

O Espaço é destinado a estudos, a reflexões, “mas principalmente dedicado a ação e ao trabalho desta luta que vem consolidando o PT como protagonista de conquistas e avanços em políticas públicas e em regras na construção do nosso partido”, salientou a Secretária de Mulheres do PT/RS Emília Guerreiro no ato.

Várias vozes, na cerimônia, salientaram o comprometimento e a força da primeira Secretária de Políticas para as Mulheres do Governo Tarso Genro.

“Márcia tinha uma capacidade incrível, transformar a teoria em prática”, salientou seu companheiro Claudiomiro Ambrósio, dirigente do PT, destacando também outras lutadoras a que antecederam no partido, como Vânia Araújo, Julieta Balestro, Saraí.

O presidente do PT Raul Pont saudou a iniciativa da criação da sala, dizendo que “este espaço vem fortalecer a luta das mulheres. E o PT é pioneiro na busca de minimizar, ou mesmo acabar com a disparidade de gênero na política”. “A participação das companheiras, ocupando espaços nas instâncias partidárias é um exemplo disso, hoje, alcançamos 50% de cotas para as mulheres na formação de nossas direções”, salientou o dirigente.

Emília Guerreiro, secretária de mulheres do PT encerrou o ato lendo palavras da companheira Márcia Santana, “vivemos um momento de novos padrões nas relações civilizatórias… Quando as mulheres participam dos processos de transformação o mundo, a humanidade fica mais feliz..”

Uma trajetória de lutas:

Ligada ao movimento feminista, Márcia Santana foi assistente social e chefe de gabinete da ex-deputada Maria do Rosário. Foi diretora da Fundação de Proteção Especial do Estado, presidente da Associação de mulheres Viamonenses Mariá, sócia-fundadora do movimento pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes do RS, secretária executiva da rede nacional de frentes parlamentares em defesa da infância no Brasil e assessora técnica da comissão parlamentar do Congresso Nacional – que investigou redes de exploração sexual de mulheres, crianças e adolescentes. Foi a primeira secretária de Políticas para as Mulheres do Governo Tarso Genro. Márcia Santana faleceu no dia 13 de março de 2013.

Espaço:
O espaço está aberto para reuniões/ um calendário de plantões será organizado em breve/ contatos com Emília Guerreiro – [email protected]

Na foto: coletivo de mulheres do PT
foto Tina Griebeler