JPT/RS emite nota sobre ação da Brigada Militar em Santa Maria

A Juventude do PT/RS emitiu na noite deste domingo uma nota sobre a ação da Brigada Militar em manifestação contra o aumento da passagem ocorrida na quinta-feira (20/02) em Santa Maria. Confira:

“NOTA JPT SOBRE A TRUCULÊNCIA DA BRIGADA MILITAR

A juventude do PT do Rio Grande do Sul vem a público manifestar repúdio a ação truculenta e desproporcional da Brigada Militar durante o ato contra o aumento da passagem em Santa Maria. Lamentamos que a Brigada, que deveria ser um instrumento de promoção da paz e da segurança, se comporte de forma tão autoritária e repressiva.

Os vídeos divulgados demonstram a covardia da corporação ao agredir jovens desarmados e muitas vezes em fuga e pelas costas. Exigimos que o Governo do Estado apure as denúncias e busque os responsáveis por tais ações, instaurando processo de investigação para que os mesmos sejam punidos com rigor.

A JPT acredita que é urgente o processo de desmilitarização da Brigada Militar e das polícias em geral. A polícia ainda é organizada da mesma maneira que o exército, treinada para situações de não-direito, onde não existem qualquer tipo de garantia legal. Queremos uma polícia que sirva para garantir direitos, não para negá-los a população. Expressamos toda a solidariedade aos manifestantes que lutam por um transporte público, gratuito e de qualidade.

Para a JPT a democracia se constrói com mobilização e participação popular e disso não abrimos mão!

Coletivo Estadual JPT/RS”