Memória: FPA lança “Bibliografia do PT” para download gratuito

Resultante de quase dez anos de pesquisa, a obra lista mais de 1,2 mil livros sobre o PT, publicados em todo o mundo entre 1978 e 2002, acompanhados de resumos.

Reprodução
O 5º Congresso Nacional do PT, ocorrido em dezembro de 2013, apontou um novo desafio ao partido: o de realizar uma reflexão sobre as experiências acumuladas e sobre as perspectivas futuras do PT e de nossos governos. Este deverá ser o tema da segunda etapa do Congresso, que acontece em 2015.

Afinada com os desafios que se colocam ao PT neste novo momento da história do país – e que são fruto das conquistas da última década – a Fundação Perseu Abramo promove o lançamento de uma nova publicação. Intitulada “Partido dos Trabalhadores: Bibliografia Comentada (1978-2002)”, a obra apresenta mais de 1,2 mil livros sobre o PT, publicados em todo o mundo entre 1978 e 2002, acompanhados de resumos. Trata-se de uma subsídio ao debate sobre a história, o legado e os rumos do partido.

Junto aos resumos, o livro apresenta um ensaio que relata as principais iniciativas de tratamento do arquivo histórico do PT e de levantamentos de livros sobre o partido, desde o lançamento do Movimento Pró-PT em 1978 até 2013, com destaque às ações realizadas pela FPA desde que foi instituída em 1996. Juntamente com o Guia de Acervo, este ensaio e os resumos constantes da bibliografia comentada oferecem um quadro abrangente das principais fontes sobre o PT hoje disponíveis para consulta.

A “Bibliografia do PT” é mais um produto do Centro Sérgio Buarque de Holanda, órgão da FPA dedicado a preservar, organizar e difundir a memória e a história do partido. Foi produzido por Carlos Henrique Menegozzo, em colaboração com Dainis Karepovs, Aline Fernanda Maciel, Patrícia Rodrigues da Silva e Rodrigo Cesar – todos integrantes ou ex-integrantes da equipe do CSBH –, contando com o apoio da equipe da Editora da Fundação Perseu Abramo.

Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para: [email protected]

Trata-se de um subsídio ao debate sobre a história, o legado e os rumos do partido. Ajude a divulgar as conquistas do PT: curta e compartilhe. E baixe seu exemplar clicando aqui.