Novos integrante​s do programa Mais Médicos recebem treinamento no Estado

A Semana Estadual de Acolhimento do Programa Mais Médicos, contemplando nesta etapa 38 profissionais diplomados fora do país, começou nesta segunda-feira (24) em Porto Alegre. Os médicos, com nacionalidades uruguaia, argentina, brasileira, mexicana e portuguesa, integram o terceiro ciclo do programa.

Até quinta-feira (27), o grupo receberá dados e informações sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul. Nessa capacitação, terão conhecimento sobre as políticas estaduais, como da Atenção Básica, Rede Cegonha, DST/Aids e Saúde Mental. As atividades serão realizadas até as 12h de quinta-feira, no City Hotel.


Após, irão para os municípios onde irão atuar: Agudo, Alegrete, Arambaré, Arroio Grande, Bagé, Barra do Ribeiro, Canguçu, Capão do Leão, Chuí, Liberato Salzano, Parobé, Porto Alegre, Rosário do Sul, Santa Maria, São Gabriel, Santo Antônio das Missões, Santo Antônio da Patrulha e Tramandaí. Os novos profissionais passam assim a se integrar aos 411 médicos que já atuam no RS.

Conforme previsto em lei, os médicos são selecionados para trabalhar no programa durante três anos. Nesse período, os profissionais formados no exterior terão registro profissional emitido pelo Ministério da Saúde, que lhes dará o direito de execer a profissão exclusivamente na Atenção Básica das cidades a que forem designados, com acompanhamento de tutores e supervisores. Além disso, todos os profissionais fazem especialização em Atenção Básica, oferecida pela Universidade Aberta do SUS (Una-SUS) na modalidade de educação à distância.

Fonte: Secom/RS