PT/RS: Nota sobre a situação da Venezuela

Logo PTRS1

A Venezuela, nos últimos dias, tem sido alvo de ações que visam quebrar a ordem democrática e a sua soberania.

Não é a primeira vez que ações midiáticas articulada com setores conservadores tentam romper com a ordem constitucional vivida no país vizinho, tentando golpear governos eleitos pelo voto popular.

Defendemos a autodeterminação dos povos, não aceitando interferências internacionais na condução nem daquele e nem de nenhum outro país.

Somos solidários com a Revolução Bolivariana, com o povo venezuelano que têm demonstrado nas urnas, democraticamente o seu desejo de avançar nas transformações socialistas. Somos solidários ao Partido Socialista Unido da Venezuela e rechaçamos a ação de reeditar a tentativa de golpe fracassada em 2002, ainda com Chaves.

Rechaçamos veementemente o golpismo na Venezuela. Compreendemos que o dialogo através das instituições democráticas, num estado de direito é a melhor maneira de dirimir este conflito, não aceitamos a prática de ações violentas e criminosas que disseminam a intolerância e o ódio entre a população como instrumento de disputa política.

Prestamos nossa solidariedade com as famílias das vítimas dos distúrbios, certos que o governo venezuelano está empenhado na manutenção da paz e das plenas garantias dos cidadãos e cidadãs venezuelanos.

Partido dos Trabalhadores do RS

Porto Alegre, 21 de fevereiro de 2013