Seminário debate política e filia jovens ao PT em comemoração aos 34 anos

34 anos jovens

O Seminário Estadual do PT gaúcho marcou os 34 anos de fundação do partido com a filiação de 34 jovens que tiveram como “padrinhos” o Presidente de Honra do PT/RS Olívio Dutra, o presidente Ary Vanazzi e o presidente da Fundação Perseu Abramo Márcio Pochmann.

Organizada pela Juventude do PT/RS, a celebração contou com 34 pequenos bolos de aniversário e velinha para marcar o “Parabéns a Você” e “mostra o vigor do Partido dos Trabalhadores, que sempre foi e sempre será uma ferramenta das lutas do povo brasileiro” saudou o ex-governador Olívio Dutra.

A atividade lotou o auditório do Ministério Público, em Porto Alegre, com mais de 500 participantes de todas as regiões do Estado.

Na abertura, o presidente Ary Vanazzi saudou os petistas provocando o debate ao falar dos desafios do próximo período. “Temos que reeleger o nosso projeto no Rio Grande e no Brasil, isso todos nós sabemos e estamos preparados, mas para isso, temos que discutir o projeto da esquerda, ideológico, por onde vamos fazer esta disputa, marcar as diferenças e avançar em nosso programa para mudar ainda mais a política no Brasil, este seminário é o lugar certo para realizarmos este debate!” provocou.

Primeiro painelista no Seminário Regional do PT/RS, Márcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo falou de conjuntura internacional, do reposicionamento do Brasil no cenário mundial a partir do governo Lula e sua interlocução e diplomacia junto aos países da América Latina, da África, do Oriente Médio e China, aprofundado pelo governo da presidente Dilma. Dos avanços dos projetos em andamento no Brasil, de distribuição de renda, de cidadania e de avanço popular.

O governador Tarso Genro falou do Estado, dos avanços, das reestruturações feitas pelo governo do PT. Aprofundou projetos e programas de políticas de desenvolvimento, inclusão e participação. Citando números do Rio Grande, como os 2,6% de taxa de desemprego, “a menor entre as Regiões metropolitanas do país”, a valorização do Piso Regional; a safra recorde, com 30 milhões de toneladas em 2013/14; e o maior crescimento industrial do Brasil, com 6,8%.

A Reforma Política foi destaque nas intervenções do plenário, como amadurecimento da política brasileira, como necessidade imperiosa de mudar o sistema político eleitoral.  O partido chamou a todos seus dirigentes e filiados a criar comitês e participarem efetivamente da construção do Plebiscito Popular organizado para a Semana da Pátria pela Constituinte exclusiva da Reforma Política.