Transporte coletivo: petistas reúnem com prefeito de Porto Alegre

Ver PT e o Fortunati

Vereadores apresentam demandas para o transporte coletivo da capital

O presidente estadual do PT/RS Ary Vanazzi e o presidente do PT de Porto Alegre Rodrigo de Oliveira acompanharam a bancada do partido na Câmara de Vereadores da capital em encontro com o prefeito José Fortunati (PDT). A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (11) na Prefeitura. Os vereadores levaram ao conhecimento do prefeito as reivindicações referentes ao transporte público. Uma nota da bancada divulgada hoje (11) a tarde enumera as demandas apresentadas, como a abertura de consulta pública sobre o edital de licitação, a instituição das 36h para os rodoviários. Os petistas cobram ainda que a Carris, empresa pública de transporte coletivo, assuma o sistema BRT.

Estiveram presentes os vereadores Engenheiro Comassetto (líder da bancada), Marcelo Sgarbossa e Sofia Cavedon.

Nota da Bancada do PT sobre o Transporte Público da Capital
A Bancada de Vereadore(a)s do PT de Porto Alegre repudia qualquer ato de violência, como o ocorrido ontem a noite (10) no Ginásio Tesourinha, que favorecem, tão somente, os setores que se beneficiam da falta de transparência no modelo de transporte público da cidade.

Nossa história está baseada na luta por mudanças e contra as injustiças através dos debates e mobilizações democráticos, sem nenhum tipo de uso de violência ou anonimato.

Temos propostas concretas para a cidade e sempre defenderemos a democracia como a forma de construção de uma sociedade mais justa e sem privilégios.

Nesse sentido, o PT formulou ao longo de inúmeras reuniões as seguintes propostas que apresentaria na audiência para a Prefeitura e traz agora ao Prefeito Municipal e a público:
- Abertura de Consulta Pública sobre o Edital de Licitação imediatamente, pela Internet, por parte da Prefeitura.
- Diálogo com a Prefeitura sobre o projeto apresentado pela Bancada do PT em agosto de 2013, instituindo o Sistema de Gestão Publica, formado por Fundo Municipal, bilhetagem pública e a reestruturação do COMTU (1/3 dos membros eleitos diretamente);
- Instituição das 36h para os rodoviários;
- Que a Carris assuma o sistema BRT e amplie e qualifique sua participação no sistema;
- Instituição de mecanismos de avaliação da qualidade pelos usuários;
- Que sejam consideras as propostas elaboradas pelo PT na elaboração do Edital e do Planejamento do Sistema.

Bancada de vereadores do PT de Porto Alegre
Engenheiro Comassetto – Líder da Bancada
Alberto Kopittke
Marcelo Sgarbossa
Mauro Pinheiro
Sofia Cavedon