PT foi o partido que mais cresceu em 2013, diz TSE

filiados - Cópia

A legenda ganhou 37,6 mil novos petistas. PSDB e PMDB registraram perdas de filiações

Entre os cinco maiores partidos políticos do Brasil, o PT foi o que mais ganhou filiados em 2013, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No período, a legenda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff registrou 37,6 mil novos petistas. Os números divulgados pelo órgão também revelam que, nesse grupo, PSDB e PMDB foram as legendas que mais perderam filiações.

Entre janeiro de 2013 a janeiro de 2014, os tucanos sofreram uma verdadeira revoada com a perda de 4,2 mil filiados. Já o PMDB, líder no ranking nacional de filiações, perdeu 1,3 mil apoiadores. Segundo o tribunal, o número total de filiações a partidos cresceu em termos gerais. Em 2013, o Brasil contava com cerca de 15,2 milhões filiados. Atualmente, esse número chega a 15,3 milhões de pessoas.

De acordo com levantamento realizado pelo IBOPE Inteligência, em abril, o PT também é o preferido da população. A legenda registrou o maior percentual de simpatizantes, com 22%. A pesquisa mostra, ainda, que apenas 5% dos entrevistados disseram ser simpáticos ao PSDB.

 Por Victoria Almeida, da Agência PT de Notícias.