O legado de Leonel Brizola honra a todos os gaúchos e gaúchas

Brizola OK

Ao completar 10 anos da morte do ex-governador Brizola, neste 21 de junho de 2014 – o PT gaúcho rende sua homenagem a um dos políticos mais importantes da nossa era. Seu legado transcende as fronteiras do nosso estado. Defensor das reformas de base, Leonel Brizola lutou contra as pretensões golpistas em 1961, e empunhou armas para defender a “Legalidade”, fazendo do Rio Grande do Sul a principal trincheira contra os militares, segmentos conservadores e oligárquicos da classe política que tentaram impedir a posse do vice-presidente constitucionalmente reeleito, pelo voto popular, João Goulart. Mas seu legado político vai além, as principais ações do governo Brizola no Rio Grande do Sul foram a educação, a estatização de empresas estrangeiras e a reforma agrária.

Até hoje suas ações ideológicas e fortes marcam a política do Rio Grande, na Educação, a principal realização de Brizola no Rio Grande do Sul (1959-1963) foi a multiplicação das escolas, algumas ainda de pé, cumprindo seu objetivo. Como governador do estado repetiu, em escala estadual, o que já havia feito em seu mandato como prefeito de Porto Alegre. Criou uma rede de ensino primário e médio que atingiu os municípios mais distantes, inclusive nas zonas do pampa. A criação da CRT, com a estatização de empresas estrangeiras, foi uma de suas medidas mais polêmicas, com a encampação das empresas norte-americanas Bond and Share e ITT, criando a Companhia Riograndense de Telefonia – CRT; em 1959, torna de utilidade pública e estatiza a Companhia Energia Eletrica Rio-grandense, de capital americano, em 61, cria a CEEE, destinada a projetar, construir e explorar sistemas de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica.

E a Reforma agrária. A constituição gaúcha garantia a entrega de terras aos agricultores, sempre que surgissem abaixo-assinados, com o mínimo de cem firmas, solicitando as terras. Brizola estimulou os abaixo-assinados em acampamentos de agricultores e criou o Instituto Gaúcho de Reforma Agrária (IGRA). O governador também criou o primeiro Zoológico do RS, em Sapucaia do Sul.

Em 1998, Leonel Brizola concorreu na chapa do PT como vice de Lula, honrando o Partido dos Trabalhadores e empolgando sua militância.