Comitê pró-Dilma é lançado no Rio Grande do Sul

220714GUI_8824-162

Mais de 100 lideranças de 10 partidos estiveram presentes

Prefeitos e lideranças partidárias de todo o Rio Grande do Sul, estiveram reunidos hoje em Porto Alegre para a formação do Comitê Suprapartidário de apoio à reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT), em um ato político de demonstração de força e de unidade política. A reunião – coordenada pelo presidente estadual do PT e coordenador da campanha Dilma no Estado, Ary Vanazzi – teve a presença de ícones da política gaúcha, como o ex-governador Alceu Collares (PDT) e o deputado estadual Raul Pont, ex-prefeito de Porto Alegre. Bastante representativa, a reunião contou a presença do atual prefeito da Capital, José Fortunati (PDT), e de prefeitos de cidades como Canoas (Jairo Jorge, do PT), Caxias do Sul (Alceu Barbosa Velho, do PDT), Erasmo Guterres (Alegrete, do PMDB) e Rosário do Sul (Luis Henrique Antonello, do PSB). Do Partido Progressista (PP), esteve presente a vice-prefeita de Canoas, Beth Colombo, e o prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira. A reunião contou também com dirigentes do PROS, do PCdoB e do PR, além do PTB e do PTC (que no RS apoiam Dilma).

Discurso de Unidade
Alceu Barbosa Velho lembrou que apesar de diferenças locais, a prioridade é a construção coletiva da reeleição do projeto encabeçado pela presidenta Dilma. “Vou votar na chapa inteira do meu partido e sou Dilma”, disse o prefeito de Caxias do Sul. O prefeito Jairo Jorge, reforçou o momento de união e a necessidade de fazer vencer um projeto de mais avanços para o Brasil. O ex-governador Collares fez uma análise do que significa internacionalmente a vitória da presidenta Dilma e criticou a ofensiva internacional do neoliberalismo.

Ex-governador Collares foi muito aplaudido

Reconhecimento às ações do Governo Federal
Nove dos 11 prefeitos da Fronteira Oeste, estão com a presidenta Dilma, segundo o prefeito de Rosário do Sul, Luis Henrique Antonello. Esse reconhecimento dos prefeitos foi expresso também na fala do prefeito José Fortunati, que preside a Frente Nacional dos Prefeitos, Fortunati destacou a parceria entre Dilma e a cidade de Porto Alegre na realização da Copa do Mundo, que colocou a cidade em destaque no cenário mundial. Caleb de Oliveira e André Machado compararam como o Brasil avançou nesses últimos 12 anos dos governos de Lula e Dilma em relação ao período anterior.

Plenárias Regionais
A partir da reunião de hoje Porto Alegre, uma série de plenárias regionais estão sendo marcadas para mobilizar a campanha Dilma no Rio Grande do Sul e formar comitês regionais. A primeira acontece amanhã (23) em Taquara e a segunda no sábado (26) em Santa Cruz do Sul. Na quarta-feira, uma comissão irá a Brasília para articular a vinda da presidenta Dilma ao Estado no mês de agosto. A comissão é formada por Vanazzi, Barbosa Velho, Luis Henrique Antonelli, Jairo Jorge, Odacir Mello (vice-prefeito de Ciríaco, PT) e Nelson Grasselli (prefeito de Pontão e coodenador dos prefeitos do PT no Estado).

Texto: José Luís Zasso
Foto: Guilherme Santos