Mais médicos: 122 novas vagas em universidades gaúchas

maismed

O Ministério da Educação (MEC) autorizou ontem a criação de 398 novas vagas em cursos de medicina no Brasil, sendo 122 no Rio Grande do Sul. As vagas serão disponibilizadas em Passo Fundo e em Santa Maria. Foram autorizadas a criação de 80 vagas no Centro Universitário Franciscano (Unifra) de Santa Maria e 42 vagas na Faculdade Meridional (Imed), de Passo Fundo. A criação dessas vagas faz parte da meta do programa Mais Médicos, do Governo Federal, que prevê a criação de 11.447 vagas em cursos de medicina até 2017, sendo 3.615 em universidades federais e 7.832 em instituições particulares.

Em 2013, o MEC já havia autorizado a criação de 40 vagas na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Passo Fundo, número que será ampliado para 62 vagas a partir de 2015. Em dezembro de 2013, o MEC credenciou os municípios gaúchos de Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo como aptos a receber novos cursos de medicina na expansão promovida pelo Programa Mais Médicos.

Lançado em 2013 pela presidenta Dilma Rousseff, o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais e também expandir o número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.