Cuba e Estados Unidos iniciam diálogo – foto histórica de 2013

Foto do encontro histórico de Barack Obama e Raúl Castro em 2013

A solidariedade internacional e a resistência do povo cubano encontram a vitória e acabam com o embargo dos EUA à Cuba.
Uma luta histórica do Partido dos Trabalhadores, sempre reafirmada nos Congressos do partido,
em seus programas de governo, nas lutas internacionais do PT e através de espaços de debates com o Fórum Social Mundial, Foro de São Paulo e tantos outros.

O fim do embargo político e econômico a ilha de Cuba, termina com anúncio de medidas de aproximação e intercâmbio diplomático pelos presidentes Barack Obama e Raúl Castro na tarde desta quarta-feira (17), através de entrevistas coletivas simultâneas, momento histórico nas relações diplomáticas do mundo.

Os presidentes Barack Obama e Raúl Castro se pronunciaram ao mesmo tempo, às 15h de Brasília, sobre o acordo e novas políticas, que devem incluir a reabertura de embaixadas. Trata-se da mudança mais significativa em mais de meio século.

O acordo foi negociado secretamente durante 18 meses, e grande parte das reuniões ocorreu no Canadá. As negociações foram encorajadas pelo Papa Francisco, conforme informações do “New York Times”. Por telefone, Raúl e Obama concordaram em pôr de lado décadas de hostilidade e iniciarem uma nova etapa na relação entre os dois países.

Por conta da libertação de Alan Gross, empreiteiro americano, preso em Cuba, – em troca, o governo americano liberou três prisioneiros cubanos que estavam na Carolina do Norte – e da queda nesta quarta-feira do diretor da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), Rajiv Shah, o anúncio do pacote de medidas destinadas ao degelo nas relações, inclui a normalização das relações diplomáticas.. Os pronunciamentos, se não chegam a derrubar totalmente o embargo, reduz as restrições de envio de remessas, de viagem e transações bancárias.

Cuba deverá ainda libertar 53 presos políticos.

Na foto: Encontro histórico entre Barack Obama e Raúl Castro em 2013