PT/RS realiza etapa Estadual do 5º Congresso

PT e Brasil

O PT/RS realiza a fase Estadual do 5º Congresso do partido no dia 30 de maio, sábado, a partir das 8h30min, no plenário da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Os 300 delegados e delegadas indicados (as) pelas Chapas Estaduais vão debater conjuntura, apresentar e defender as teses, votar resoluções e possíveis moções.

O tema que vai balizar o debate estadual será: – “A visão dos Movimentos Sociais sobre os desafios do momento atual e o papel do PT” que vai envolver a participação de várias entidades representativas dos movimentos como UNE, MST, LGBT, FETRAF, LEVANTE, FEDERAÇÃO DOS QUILOMBOLAS, CPERS-SINDICATO entre outros.
Deste debate estadual serão encaminhados documentos, resoluções e posicionamentos aprovados para serem debatidos nacionalmente, na segunda fase do seu 5º Congresso Nacional, de 11 a 13 de junho, em Salvador. Nesta etapa, os petistas vão debater o PROGRAMA DO PT PARA O BRASIL, o modelo partidário e atualizar o contexto político.
Durante o evento, delegados e delegadas petistas vão discutir e deliberar sobre a atualização do projeto partidário, os desafios dos novos tempos, a situação nacional e internacional, as perspectivas de avanço do projeto político e a renovação do modelo de organização do PT, além da aprovação de um plano de ação partidária para os próximos anos.

CONVIDADOS
Estão convidados para integrarem a mesa de abertura, Ary Vanazzi Presidente do PT/RS; Olívio Dutra, Presidente do Honra do PT/RS; Representação dos Partidos Políticos: PSOL, PTB e PCdoB; deputado estadual Luís Fernando Mainardi, Líder da Bancada Estadual; Representante da Bancada Federal; Paulo Paim Senador; Nova Central Sindical; CTB; CUT e os Ministros gaúchos Pepe Vargas, Miguel Rossetto, o ex-governador Tarso Genro.

PROGRAMAÇÃO ESTADUAL
8h – Credenciamento das Delegadas e Delegados.
9h – Abertura
10h – O PT na visão crítica dos Movimentos Sociais.
11h – Apresentação das Teses

* 12h: Prazo para a entrega de Resoluções e Moções à mesa dos trabalhos.

Final do Credenciamento das Delegadas e Delegados

INTERVALO PARA O ALMOÇO
12h30min às 14h30min: Credenciamento dos SUPLENTES.
14h – Debate de Conjuntura
15h – Apresentação, Defesa e Votação das Resoluções.
17h30min – Moções
18h – Encerramento

ORIENTAÇÕES GERAIS:
1. Terão direito a voto no 5º Congresso – Etapa Estadual os 300 delegados indicados pelas Chapas Estaduais, respeitando a paridade de gênero, as cotas de etnia e juventude, proporcionalmente ao resultado apurado no PED/2013.
2. OBS: Para ser apresentada e defendida, uma Resolução ou Moção deve conter o apoio de 15 delegadas (os) ou ser de autoria de uma das chapas de delegadas/os.
3. A ordem da apresentação das teses se dará por sorteio.
4. Observadores: São observadores, com direito a voz e sem direito de voto, os membros do Diretório Estadual, Senador, Deputados(as) Federais, Deputados(as) Estaduais, Prefeitos(as) e Vice-Prefeitos(as) filiados(as) ao Partido.
5. Os(as) filiados(as) são convidados a assistirem os debates.

 

 

 

Acesse aqui:
GUIA DO(A) CONGRESSISTA