FINANÇAS: Federação dos bancos cobra boleto de filiados

Estrelinhas

Para Conhecimento dos Diretórios Municipais

IMPORTANTE: EMISSÃO DE BOLETOS SACE

Informamos que desde setembro de 2016 não existe mais no Sisfil a ferramenta em que o diretório consegue imprimir vários boletos de filiados de uma vez.
Agora somente existe a opção de imprimir o boleto por filiado.
Ocorre que o Banco do Brasil se adequou a orientação emitida pela Febraban em 2015 ( https://www.febraban.org.br/Acervo1.asp?id_texto=2660&id_pagina=85&palavra ) e agora só trabalha com boletos registrados.
Até então estávamos trabalhando com cobrança sem registro, ou seja, a tarifa só era cobrada quando o filiado pagava o boleto.
Agora não, todos os boletos devem ser previamente registrados no banco com o custo de R$ 1,00 por boleto, mesmo que não haja a liquidação deste boleto. Isso quer dizer que para cada boleto que emitimos o banco debita imediatamente R$ 1,00 da conta do PT.

Essa orientação da Febraban será seguida por todos os bancos obrigatoriamente a partir de 2017. Então não existirá mais a cobrança sem registro em nenhum banco.

Temos que fazer um trabalho de conscientização para não emitirmos boletos desnecessariamente. Muitas vezes o boleto é emitido mas não pago. Devemos emitir somente quando o filiado manifestar que vai fazer o pagamento.

Imaginemos um diretório que tenha mil filiados. Se ele emitir todos os boletos de filiado padrão de todas as semestralidades em um dia, haveria uma cobrança de 7 mil reais desse registro (se todas as semestralidades de todos estiverem em aberto). O impacto é bem grande. E nesse momento que estamos passando é fundamental contermos as despesas.

Contamos com a colaboração de todos.
Se houver alguma dúvida estamos à disposição para esclarecimentos.

Elaine Silva

SACE – PT Nacional