Petista Mari Perusso é primeira superintendente-geral da ALRS

(Crédito: PtSul)

(Crédito: PtSul)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto (PT) empossou nesta quarta-feira (1) pela manhã, superintendentes e diretores/as administrativos do Parlamento. Pela primeira vez, a superintendente geral da Casa vai ser uma mulher, Mari Perusso, que deixa a coordenação da Bancada do PT, que passará ser exercida por Alessandro Barcelos, ex-secretário de Administração do Governo Tarso. Também representando o PT foram empossados o chefe de gabinete da presidência, Elton Mariani, o Superintendente de Comunicação e Cultura, Marcelo Nepomuceno, a Diretora de Jornalismo, Marcela Martins Santos e o Diretor de Publicidade, Leandro Molina.

Em discurso, o presidente agradeceu aos que contribuíram na transição para a nova gestão e disse que foi pela competência e pelo que representa na política do Rio Grande do Sul que escolheu Mari Perusso como a primeira mulher a ocupar a superintendência da Casa. Pretto falou ainda que grandes debates vão ocorrer na Assembleia e que vai trabalhar, junto com os novos empossados e todos os demais servidores, para que cada parlamentar possa cumprir da melhor forma possível os seus mandatos. “É obrigação da presidência”, afirmou.

Além do presidente Edegar Pretto, a nova superintendente da Casa, Mari Perusso se manifestou e lembrou que “esta gestão é resultado de um importante entendimento político que, desde 2007, estabelece o princípio da gestão compartilhada no comando do Parlamento”. De acordo com Mari Peruso “este entendimento, respeita a vontade popular, fortalece as expressões de proporcionalidade partidária, engrandece o Parlamento Gaúcho e deve servir de exemplo a todos os parlamentos”.

Em conformidade com a manifestação do presidente Edegar Pretto, que disse durante a sessão solene de posse, na terça-feira (31), que “esta Casa não está imune e não ficará indiferente, como se nada estivesse acontecendo no mundo”, Mari Perusso afirmou que “a atividade parlamentar não se encerra no gabinete parlamentar ou nas comissões”. Para ela, “é preciso um debate com mais propriedade e legitimidade”. Por fim, a nova superintendente convocou servidores efetivos e cargos comissionados da Assembleia Legislativa, dizendo que “nosso trabalho é meio para cumprirmos a missão de engrandecer o papel da política e do Parlamento Gaúcho. Contamos com cada uma e cada um de vocês para este desafio continuado.”

Pelo PT, prestigiaram a solenidade os deputados Altemir Tortelli, Jeferson Fernandes, Luiz Fernando Mainardi, Miriam Marroni, Tarcísio Zimmermann e Zé Nunes. O secretário-geral do PT/RS, Carlos Pestana, e a secretária de Mulheres, Telassim Lewandowski, representaram a direção partidária na solenidade.