Gleisi participa do Ato em Defesa da Cultura e Contra a Censura

23473206_1748378185186552_440570681082928697_n

Gleisi participa do Ato em Defesa da Cultura e Contra a Censura

Antes de deixar Porto Alegre, onde chegou quinta-feira (9) para lançar no RS o “Brasil que o Povo Quer”, a presidenta do PT Nacional, senadora Gleisi Hoffmann, participou de Ato em defesa da Cultura e Contra a Censura, em referência ao cancelamento da exposição Queermuseu e a outras censuras desferidas pelo governo ilegítimo contra as artes em outros estados.
O Ato ocorreu no dia em que a CPI do Senado ameaçou de fazer condução coercitiva com o curador da exposição, Gaudêncio Fidélis, para que vá à Brasília dar explicações. “Se você for de forma forçada ao Senado, me comprometo em convocar um ato de desagravo no Senado com apoio de partidos progressistas”, anunciou a senadora.
Disse, depois de elogiar a iniciativa do PT de Porto Alegre, presidida por Rodrigo Dilélio, pela realização do ato, que vai fazer pronunciamento na tribuna do Senado sobre as consequências nefastas do Golpe, também na Cultura, e protestar a condução coercitiva anunciada pela CPI.
Gaudêncio Fidélis, que tornou-se um símbolo de resistência, fez uma fala emocionada sobre a censura e o papel do PT que, segundo ele será sempre sua trincheira de luta.
Presentes ao Ato, o presidente do PTRS, Pepe Vargas, os secretários de Cultura do PT Nacional, Marcio Tavares, e do PTRS, Vitor Ortiz, a ex-secretária de Cultura de Porto Alegre, Margarete Moraes, o ex-ministro Miguel Rossetto, deputados estaduais, e representantes do grupo Filiação Coletiva pela Democracia – Partido dos Trabalhadores -, que aproveitou o Ato para filiar mais 23 pessoas ao PT.
A presidenta Gleisi Hoffmann deu seu aval às filiações lendo um a um dos nomes dos novos companheiros. Este mesmo grupo, criado por iniciativa do fotógrafo Luiz Eduardo Achutti, filiou outras 89 pessoas no mês de outubro. Eles estão bordando uma enorme bandeira para o Partido, que será concluída no final do ano e apresentada em festa com a militância.