NOTA PT/RS – Lula vale a luta

FB_IMG_1516897897826

NOTA PT/RS
Lula vale a luta
Durante os dias 22 a 24, o PT, em conjunto com lideranças, intelectuais, juristas, delegações internacionais, partidos e movimentos que integram a Frente Brasil Popular, participou da organização e realização de um conjunto de atividades em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato. Atos com partidos de esquerda, com juristas e intelectuais, com a cultura, com as mulheres, que culminaram num grande ato político, no dia 23, na Esquina Democrática de Porto Alegre, com a participação de cerca de 100mil pessoas. O mundo inteiro percebeu que o que ocorre no Brasil é um processo fraudulento de perseguição ao Lula, cujos objetivos são destruir os direitos sociais e trabalhistas.
Durante todo esse período, trabalhamos para garantir manifestações democráticas e pacíficas, pensando na segurança da militância e da cidadania de Porto Alegre. No dia 24, vigiados por forte aparato da Polícia de Choque – inclusive com uso de drones – fizemos uma vigília pela qual circularam mais de 40 mil pessoas e que foi concluída com uma mística, coordenada pela Frente Brasil Popular, com a participação de 10 mil pessoas.
A Paz do lado de cá foi contrastada pela violência do golpe, que cassou o voto de 54 milhões de brasileiros, que vem roubando direitos trabalhistas, sociais e culturais do povo brasileiro e que agora, através de uma farsa judicial, pretende cassar o direito do povo votar no candidato que encarna a esperança de reverter o golpe contra a Constituição.
Por compreender esse momento de profunda decepção com as instituições jurídicas deste país, o PT/RS se solidariza com os 26 jovens detidos de forma arbitrária e com seus familiares que estão desde a noite de ontem vivendo este pesadelo. A condução de 13 jovens mulheres ao presídio Madre Pelietier e de três jovens homens ao presídio central é inaceitável!
No Brasil do golpe que partidarizou seu sistema de justiça e pisoteia a Constituição e as leis vemos jovens sendo encarcerados sem audiência de custódia, lideres populares condenados sem provas, enquanto políticos flagrados com malas de dinheiro permanecem impunes e empresários que não têm como negar seus crimes delatam sem provas e estão tranquilos em suas mansões confortáveis.
Manifestamos nosso repúdio a forma como militantes tiveram suas casas invadidas e revistadas pela polícia, ao enquadramento proposto tentando transformar jovens estudantes em criminosos. Somente eleições democráticas sem fraude poderão recolocar o país na ordem institucional, recuperando os preceitos constitucionais rasgados pelos golpistas. Enquanto o golpe seguir agindo, só restará ao povo a reação.
À militância do PT, da Frente Brasil Popular, da Frente Povo Sem Medo, do PCdoB, do PSol e do PCO, com quem dividimos todos estes dias de luta, o nosso profundo reconhecimento. Às lideranças do PDT e ao Senador Requião, que vieram à público defender Lula, sejam bem-vindos à trincheira. Aos artistas, intelectuais, juristas, mulheres, que organizaram os atos nos dias 22 e 23, expressamos nosso agradecimento. Nossos aplausos a todos os comitês populares criados no Rio Grande do Sul. Aos atos e manifestações que aconteceram em todo Brasil e em várias cidades do mundo, a certeza e que a luta pela democracia não tem fronteiras.
Solidariedade à juventude presa arbitrariamente.
Em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato.
Eleição sem Lula é fraude.