Caravana de Lula é de diagnóstico, afirma vice-presidente do PT

Crédito: Ronaldo Quadrado

 

Em Porto Alegre, na última quinta-feira, 08,  para um conjunto de agendas de organização da caravana Lula no RS, o vice-presidente nacional do PT, Marcio Macêdo, afirmou que o roteiro será de diagnóstico. “O presidente Lula fez questão de iniciar as caravanas deste ano pelo RS e quer verificar as condições de desenvolvimento e das políticas públicas nas diferentes regiões do estado”, afirmou Macêdo. A caravana de Lula no RS acontece de 19 a 23 de março (confira roteiro abaixo).

 

Segundo ele, a caravana será aberta aos Partidos Políticos do campo de esquerda, às lideranças dos movimentos sociais e populares, aos parlamentares e à imprensa que desejar acompanhar. “Temos uma grande expectativa neste roteiro no Rio Grande do Sul, pela tradição política deste estado, e acreditamos que faremos a partir daqui, durante este roteiro, um grande debate nacional”, completou.

 

Em cinco dias, o ex-presidente Lula vai percorrer, de ônibus, mais de 1200 quilômetros. O roteiro inclui visitas a universidades em Bagé, Santa Maria e Passo Fundo, atos com movimentos sociais em Santa Maria, Palmeira das Missões e São Leopoldo, além de visitas nos municípios de São Borja, São Miguel das Missões e Ronda Alta. Em Santana do Livramento acontecerá o encontro de dois ex-presidentes num diálogo binacional. “O diálogo de Lula com Pepe Mujica provavelmente vai se transformar num livro ou documentário, tamanha a importância do Conesul e das políticas adotadas no Brasil e no Uruguai, que fizeram estes países referências para grandes potências no mundo”, comentou Marcio Macêdo.

 

A caravana gaúcha deverá repetir cenas que se tornaram comuns nas experiências realizadas em outras regiões do país – com muitos depoimentos de beneficiários de programas sociais implementados nos governos petistas. “As caravanas do ex-presidente Lula tem sido marcadas por amor (dele pelo povo e do povo por ele), gratidão (dele pelo povo e do povo por ele) e pela esperança que este homem de 72 anos representa para o povo brasileiro”, ressaltou Macêdo. O vice-presidente encerrou a coletiva fazendo um convite público para todas as pessoas que queiram acompanhar a caravana, destacando que as atividades serão transmitidas em tempo real pelas redes sociais.

 

Acompanharam a coletiva, o presidente do PT/RS, deputado Pepe Vargas, a Secretária de Combate ao Racismo do PT/RS, Ivonete Carvalho, o pré-candidato a governador Miguel Rossetto, os deputados estaduais Tarcísio Zimmermann e Adão Villaverde, além de outros dirigentes do Partido no RS.

 

Confira o roteiro da Caravana:

Segunda-feira, 19 de março de 2018

Bagé

10h30min – Visita ao campus da UNIPAMPA

Santana do Livramento

15h30min – Conversa pública com Pepe Mujica

Terça-feira, 20 de março de 2018

Santa Maria

15h – Reunião com reitores e diretores de Institutos e Universidades Federais na Universidade Federal de Santa Maria

19h – Ato  da Reforma Urbana na Nova Santa Marta

Quarta-feira, 21 de março de 2018

São Borja

14h – Visita ao Museu de Jango e Getúlio, seguido de atividade pública em frente ao Mausoléu de Getúlio Vargas

Quinta-feira, 22 de março de 2018

Passagem por São Miguel das Missões e Cruz Alta

Palmeira das Missões 

18h – Ato da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária em Palmeira das Missões

Sexta-feira, 23 de março de 2018

Passagem por Ronda Alta

Passo Fundo

13h – Visita aos cursos de saúde no campi de Passo Fundo da Universidade Federal da Fronteira Sul

São Leopoldo 

19h – Ato da Classe Trabalhadora em São  Leopoldo