Prefeitos e prefeitas debatem políticas públicas no RS

Crédito: Ronaldo Quadrado

Em reunião da Associação de Prefeitos, Prefeitas e Vices do PT/RS, realizada na quinta-feira, 15, governantes municipais debateram o desmonte das políticas públicas nas gestões Sartori e Temer. Realizado no Ritter Hotel, o encontro contou com a presença do presidente do PT/RS, deputado Pepe Vargas, do pré-candidato ao governo do Estado Miguel Rossetto, e de deputados estaduais e federais.  A coordenação dos trabalhos foi do prefeito de Taquari, Emanuel Hassen (Maneco), que preside a Associação, ao lado das prefeitas de Nova Santa Rita, Margarete Ferretti, e de Itatiba do Sul, Adriana Tozzo, juntamente com o Secretário de Assuntos Institucionais do Partido, Nasson Sant’Anna.

Durante o encontro, prefeitos e prefeitas relataram a sobrecarga que os municípios sofrem, ao ter que assumir obrigações das quais o governo do Estado tem se retirado. Segundo os gestores, cada escola que Sartori fecha, redireciona a demanda para a rede municipal. O mesmo ocorre na saúde. Cada centavo que Sartori retira da rede de atenção básica, em especial do Programa de Saúde da Família, é cobrado na rede hospitalar.

Na condição de quem já foi vice-governador do RS e ministro nos governos Lula e Dilma, Miguel Rossetto participou de todo encontro, ouvindo atentamente prefeitas, prefeitos e vices que apresentavam o diagnóstico de seus municípios. “Não tem como construir um plano de governo sem ouvir nossos gestores e sem conhecer a realidade vivida nos nossos municípios”, defendeu. A partir de abril, Miguel Rossetto percorrerá o Estado, ouvindo a militância, os movimentos sociais e a sociedade sobre desenvolvimento regional.