Senador Paim cumpriu extensa agenda no RS

 Na sexta-feira, 18 Paim participou de eventos em Porto Alegre, Caxias do Sul e São Leopoldo . No sábado, 19.  teve um “Papo Reto” pelas redes sociais em homenagem ao Dia do Defensor Público.

Na sexta-feira, dia 18 o senador Paim participou de Café da Manhã com a Direção do DECA –Departamento Estadual da Criança e do Adolescente, localizado na Capital quando foi recebido pela titular da pasta, delegada Adriana Regina da Costa e pelo  Delegado Cristain Nedel e outros integrantes deste importante órgão da Polícia Civil do RS.
O senador visitou as instalação do Departamento e ouviu uma explanação sobre o funcionamento do órgão e de programas como o “Papo de Responsa”. Conversou sobre o caso Naiara Soares Gomes, e sobre a grande atuação no combate aos casos de pedofilia que ocorreu no dia anterior em todo o Brasil. Paim ficou impressionado com os mais de 5000 casos notificados de violência contra crianças no RS notificados no RS em 2017 , sendo 12 por dia apenas na cidade de Porto Alegre. Segundo a delegada, os casas não notificados são muito grandes., por isso, esses dados não refletem a exata realidade desse grave problema.

O programa “Papo de Responsa” que foi implementado originalmente no estado do RJ, atendeu em 2017 no RS mais de 34 mil alunos de escolas gaúchas. O programa tem como objetivo conversar “com a linguagem dos jovens” e fazer a integração entre escola, pais e alunos para prevenir que os jovens sejam aliciadas pelo tráfico de drogas e sofram violência sexual entre outros graves problemas.

 

Reunião do Movimento Brasil Metalúrgico

 

Movimento criado em 2017 e é integrado por sindicatos, federações e confederações de metalúrgicos de todo País, ligados a todas as centrais sindicais, e tem como objetivo a garantia dos direitos e contra reforma trabalhista, em defesa das convenções frear a reforma da previdência e tantos outros ataques à classe trabalhadora e dos movimentos sindicais.

A reunião correu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Caxias do Sul momento em que Paim falou sobre o Estatuto do Trabalho e como os trabalhadores devem agir de forma unificada a fim de combater essa onda de ataques aos direitos dos trabalhadores. Participaram da mesa Miguel Torres – Presidente dos Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Vice Presidente Nacional da Força Sindical;  o deputado federal Pepe Vargas, o ex-deputado federal Assis Melo; Claudemir Monsani presidente dos Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e o líder sindical Marcelino Rocha.

Dia de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Paim esteve as 14 na Câmara de Vereadores de São Leopoldo em atividade que encerrou a semana  de Enfrentamento da Violência contra crianças e Adolescentes daquele município que ocorre há 18 anos. Estavam na mesa com Paim, o prefeito Ary Vanazzi, a vereadora Ana Affonso e o secretário de segurança de São Leopoldo Del. Carlos Santana.

O diálogo com o senador Paulo Paim teve como tema “A criança, o adolescente e o jovem vítima de violências” e a criação do “Prêmio Naiara Soares Gomes”. A cidade de São Leopoldo tomou a iniciativa de entregar certificados as pessoas que trabalham em prol da defesa das crianças e adolescentes e premiou *Odete Zanchete – Diretora Executiva da PROAME;

*Cláudia Decker – Diretora Adjunta da Associação Pandorga; *Márcia Martins – Diretora Executiva do Círculo Operário Leopoldense (COL); O certificado municipal fez alusão ao prêmio que Paim criou no Senado e que premiará pessoas e entidades a nível nacional que atuam nessa área. Paim afirma que gostou da iniciativa do município e que pretende espalhar esta iniciativa para todas os municípios do país.

 

 

Reunião com o Movimento Negro – com o tema  “Enfrentamento Estratégico do Racismo”.

A mesa de debates foi coordenada por Ivonte Carvalho e teve a participação de Regina Soiolva Miranmda, que atua em Ações nas comunidades Quilombolas no RS; Marcos Ribeiro, Delegado de Polícia; Letícia Fagundes do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre; professora Lúcia Brito Dra. História pela PUC; Artemina Ramos integrante do Movimento Negro Unificado. Entre as dezenas de participantes estavam e Lídio dos Santos coordenador do Projeto Periferia e outros integrantes movimento rap. O encontro ocorreu na sede da Afocefe Sindicato.

Em sua fala Paim abordou a realidade social do povo negro “A realidade da periferia nós conhecemos. Eu nasci na beira do Rio Tega, em Caxias que é um dos rios mais poluídos do RS”  Paim  afirmou que é necessário “Resistir , acreditar e vencer”.

Sobre a crise de representatividade, Paim falou que ele é o único senador negro do Brasil e a população negra representa mais da metade da população. Paim questionou: Quem são os candidatos que tem compromissos com as nossas coisas? Nosso potencial é enorme, temos que acreditar que vamos chegar lá e complementou “Temos que ter um time de deputados e senadores das mais vários das áreas que trabalhem em prol da causa negra.  Nós temos os nossos quadros, mas eles não estão lá”.

Paim marcou presença no Coquetel em comemoração aos 80 anos do SINPRO/RS – Sindicato dos Professores das Escolas Particulares do RS, que tem como slogan “Sindicato Cidadão” O evento ocorreu em Porto Alegre, na sede da entidade.

 

Sindicato dos Gráficos de Porto Alegre comemora 89 anos

O último evento desse dia foi a comemoração dos 89 anos Sindicato dos Trabalhadores Gráficos de Porto Alegre que ocorreu na sede da entidade. Lá estavam os dirigentes, trabalhadores e seus familiares e o deputado estadual Nelsinho Metalúrgico. Paim se comprometeu para em 2019 estar presente nas comemorações dos 90 anos dessa importante entidade de defesa da categoria.

Na oportunidade Paim recebeu um documento da entidade contra a “Deforma Trabalhista” e de apoio a iniciativa do senador em apresentar o Estatuto do Trabalho.

19 de Maio – Dia do Defensor Público

A fim de comemorar o Dia do Defensor Público, o senador Paulo Paim convidou a Defensoria Pública do RS para um “Papo Reto” transmitido pelas Redes Sociais. O Defensor público-Geral do Estado, Cristano Vieira Heerdt  designou a Dra. Diana Rodrigues da Costa – Defensora Pública – Assessora do Gabinete e Dra. Liseane Hartmann – Subdefensora Pública Geral do Estado para participarem da atividade.

Durante uma hora Paim falou sobre seu sonho de jovem de ser defensor público e o respeito que tem pela instituição que faz a defesa das pessoas mais necessitadas e humildes. Paim presidiu no dia 14 a Sessão solene do Senado em homenagem a  esta instituição.

Na oportunidade, as defensoras entregaram ao senador o relatório anual de 2017 das atividades da instituição.

O senador aproveitou o sábado para receber grupos de lideranças suprapartidárias que apóiam o seu mandato.