Administrado pelo PT, Vale Real é líder em desenvolvimento no RS

36325244_2062553713985739_5942948833045512192_n

Banhado pelo Rio Caí e com 5,6 mil habitantes, o município de Vale Real ficou em primeiro lugar no Rio Grande do Sul e em quarto lugar no Brasil entre os municípios mais desenvolvidos, conforme pesquisa do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), divulgada quinta-feira. O índice Firjan 2018 considerou as áreas de emprego e renda, educação e saúde, com base em dados de 2016 – os últimos disponíveis, conforme a entidade. Criado em 2008, o IFDM varia de 0 a 1 ponto. Quanto mais próximo de 1, melhor a avaliação. Vale Real teve IFDM de 0,8807 ponto.

O bom resultado foi obtido graças ao trabalho e as políticas públicas implementadas pelo prefeito Edson Kaspary (PT), o Tida, que está em seu segundo mandato. Conforme o administrador, o município buscou qualificar a mão de obra e atrair investimentos, além de diversificar a produção na agricultura, influenciada pelo cultivo de uvas. A indústria local é composta principalmente por empresas dos ramos têxtil, metal-mecânico e cerâmico. “O indicador é resultado do trabalho realizado desde 2013 a partir da participação popular, que apontou as políticas públicas que passamos a implementar de forma permanente. O apoio que recebemos do deputado a partir da indicação de emendas também foi fundamental na construção desse resultado”, avalia o prefeito, numa referência ao deputado federal Pepe Vargas, que hoje preside o PT/RS.

Para Pepe, conquistas como esta destacam o modo petista de governar. “Parabéns ao companheiro Tida, aos cidadãos e cidadãs de Vale Real pela conquista e continuem contando com a nossa bancada na luta por investimentos para a cidade,” destacou Pepe ao parabenizar o prefeito Edson em nome do PT gaúcho.

Colaboração: Claiton Stumpf – Foto: Facebook da Prefeitura de Vale Real