Instituto Novos Paradigmas traz a Porto Alegre uma das maiores autoridades mundiais em Direito Penal

Eugenio Raúl Zaffaroni é o conferencista do Colóquio A questão democrática e a midiatização do processo penal, promovido pelo Instituto Novos Paradigmas (INP) nesta quinta-feira,dia 02 de agosto, às 18 horas, no Hotel Embaixador em Porto Alegre (Rua Jerônimo Coelho, 354. Centro Histórico).

Zaffaroni é referência obrigatória na América Latina e um dos responsáveis por fazer uma releitura crítica do Direito Penal. Jurista e magistrado argentino, foi ministro da Suprema Corte Argentina de 2003 a 2014 e, desde 2015, é juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Professor emérito e diretor do Departamento de Direito Penal e Criminologia na Universidade de Buenos Aires, é também doutor honoris causa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pela Universidade Federal do Ceará, pela Universidade Católica de Brasília e pelo Centro Universitário FIEO. É vice-presidente da Associação Internacional de Direito Penal.

Crítico da mídia, que entende não só como sendo a imprensa e a TV, mas também a indústria do entretenimento, Zaffaroni acredita que é preciso ver a realidade sem se deixar levar por discursos de vingança. Autor dos livros Em busca das penas perdidas e Teoria do delito, o criminalista já escreveu mais de 20 obras. Algumas, junto com grandes nomes do Direito Penal, como o brasileiro Nilo Batista, com quem escreveu Direito Penal Brasileiro. Seu perfil biográfico exposto na página da internet da Corte Suprema de Justicia da Argentina gasta 160 páginas para listar cursos, títulos acadêmicos, cargos judiciais e executivos, livros, artigos e seminários dos quais já participou.

Na política, Zaffaroni foi deputado constituinte em Buenos Aires e interventor no Instituto Nacional de Luta contra Discriminação. Em entrevista ao site Consultor Jurídico, o jurista destaca que o pior herege era aquele que negava o poder das feiticeiras. “E a mídia tem razão de quem são os piores inimigos dela, porque negando isso estão negando o poder da mídia. O problema é confrontar a mídia. Mas é o único jeito. Se ninguém obstaculiza o avanço desse mundo paranoico, inevitavelmente, vai acabar em genocídio”, explica.

Além do conferencista, três debatedores vão abordar o tema: Drª Maria Helena Weber, Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenadora do Observatório de Comunicação Pública (CNPq e UFRGS) e integrante do Conselho Gestor do INCT-DD (Democracia Digital) ; Domingos Savio Dresh da Silveira, graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), mestre em Sociologia Jurídica e Instituições Políticas – Universidad de Zaragoza (2006) e em Direito pela UFRGS.É membro do Ministério Público Federal (Procurador Regional da República) e professor assistente da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ; Dr. Alexandre Wunderlich, Doutor em Direito pela PUCRS (2016), Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS (1999) Foi membro da Comissão de Avaliação dos Juizados Especiais Criminais do Ministério da Justiça  e da Comissão de Reforma do Sistema de Recursos Criminais, do Código de Processo Penal do Ministério da Justiça.

O Instituto Novos Paradigmas – INP – é uma instituição social, sem fins lucrativos, empenhada na produção de análises, diagnósticos, reflexões e estudos que contribuam para a afirmação de uma agenda democrática contemporânea, visando contribuir para a superação das principais questões que desafiam o Estado e a política no tempo presente. Seu conselho diretor é presidido pelo ex-governador e ex-ministro Tarso Genro.

As inscrições para o evento podem ser feitas no sistema Sympla: https://www.sympla.com.br/coloquio-urbe-a-questao-democratica-e-a-midiatizacao-do-processo-judicial__299141

A Assessoria de Imprensa, a divulgação e a cobertura são realizadas pelos alunos da Agência Experimental Multiverso, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário IPA.

Fone para contato

Profª Sandra Bitencourt- 991868769